meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Fotografia: Lente Canon 50mm f/1.8

07 março 2014

Fotografia: Lente Canon 50mm f/1.8

Em Dezembro do ano passado, eu comentei aqui no blog que tinha comprado uma lente 50mm f/1.8 da Canon, e desde então algumas pessoas tem pedido pra eu fazer um post falando um pouco mais sobre ela. Bom, eu comprei minha primeira DSLR em Maio do ano passado e continuo com ela até hoje (e pretendo continuar por um bom tempo). O modelo é a Canon T3i ou 600D (tem post sobre ela aqui), que na verdade é uma DSLR de entrada e é muito, muito boa pra quem quer uma câmera de qualidade, mas não pode ou quer investir R$10 mil em um equipamento (o que era o meu caso). A minha câmera veio com a famosa lente do kit (18-55mm f/3.5 5.6) que muita gente odeia e deixa de lado desde o começo, por isso eu já tinha me programado pra comprar uma 50mm f/1.8 logo que a câmera chegasse.


Aí aconteceu o seguinte... Eu tinha acabado de sair de uma Powershot e entrado no mundo mágico das DSLRs, então a diferença que eu senti quando fotografei com a 18-55mm foi monstruosa e eu não senti necessidade nenhuma em investir em outra lente naquele momento. E posso dizer uma coisa? Foi a melhor decisão que eu tomei. Eu sou do grupo de pessoas que acredita que uma boa fotografia não depende e nem deve depender exclusivamente de um bom equipamento, mas sim do fotógrafo. Não é só comprar um equipamento bom, você tem que estudar e conseguir se virar com o que você tem em mãos... E isso não é tão fácil quanto parece. Conheço muita gente que só consegue fotografar bem com a própria câmera ou com tal lente, simplesmente porque já começou com um equipamento maravilhoso e ficou mal acostumado com isso. É mais comum do que parece, infelizmente, mas não é o ideal, né?

Eu fiquei de Maio até Dezembro sendo feliz com a minha 18-55mm, e consegui evoluir e aprender muito com ela nesse período, muito mesmo. 
Acho que se eu tivesse comprado a 50mm logo no começo, teria deixado a 18-55mm de lado e ficaria mal acostumada, sem saber fotografar com a 18-55mm quando precisasse. Depois de um bom tempo, eu comecei a sentir necessidade de uma lente melhor pra fazer os posts do blog. O que eu queria era uma lente mais clara, que eu pudesse fotografar looks e objetos com mais nitidez, que não fosse tão cara e que eu pudesse carregar comigo por aí. Foi aí que eu comecei a pesquisar, pesquisar, pesquisar e me deparei novamente com a 50mm f/1.8. Como ela é uma lente fixa, você não tem a opção de dar zoom in ou zoom out, então ela exige mais espaço e o fotógrafo realmente precisa se mover muito mais pra encontrar uma boa composição... O que pra mim não era tanto um problema. Mas vejam... Se você tem pouco espaço em casa e quer fotografar alguém de corpo inteiro, por exemplo, essa lente não é a mais ideal. Por isso que eu digo: pesquise. Não é porque pessoa X gosta, que você vai gostar. Cada fotógrafo entende sua própria necessidade e compra seu equipamento de acordo com ela... Um especialista em fotografar retratos provavelmente não vai gostar da mesma objetiva de alguém especialista em fotografar jogos de futebol. 



Bom, a 50mm foi com certeza o melhor investimento dos últimos tempos. Ela é maravilhosa e ideal pra tudo que eu preciso. Desde que comprei, tiro todas as minhas fotos com ela. Levei a 18-55mm na viagem por causa do zoom, mas acabei nem tirando da mala. O que eu mais gosto na 50mm (além da qualidade, obviamente), é que ela é bem leve e portátil pra levar em todo lugar. Por causa dela, também aprendi a realmente andar em volta do objeto, me aproximar ou afastar mais e por aí vai... E quanto mais a gente sai da zona de conforto na hora de fotografar, mais composições legais a gente encontra! :)

No momento, ela é minha lente favorita e eu não sinto necessidade em ter outra até conseguir explorá-la ao máximo! Valeu muito, muito à pena e eu recomendo pra quem precisa de uma lente clara, nítida, portátil e com bom custo benefício. Vou deixar aqui algumas fotos que foram feitas com ela, a primeira foi tirada pela mami poderosa e as outras por mim!


Eu comprei a minha na Fnac e na época paguei cerca de R$450. Sei que tem lugares que vendem por um preço bem melhor, mas como ia comprar online de qualquer forma, optei por eles por mera questão de segurança mesmo, já que minha câmera é de lá e eles entregaram bem rápido, em perfeito estado e com garantia! :)

Espero que este post seja útil pra quem queira saber um pouco mais sobre a cinquentinha! Se alguém tiver algum dúvida que eu não tirei aqui, fique à vontade pra perguntar nos comentários ou pelo email. 
Espero que gostem! <3

Comente com o Facebook:

10 Comentários

  1. A vida é mais fácil pra quem tem canon :( A minha 50mm foi o dobro disso :/ Fico super chateada porque aprendi a gostar muito da Nikon, já que foi a minha primeira DSLR e não consigo nem pensar em trocar pela Canon. Mas enfim... Divido a mesma opinião quando se trata de fotograficas, achoq eu um fotógrafo não se qualifica pelo equipamento caríssimo que tem e sim pela habilidade, criatividade e estudo.
    Claro qeu a gente sente uma baita diferença quando coloca uma lente melhor no lugar da 18-55mm, mas dá pra fazer maravilhas com ela também, afinal se faz maravilhas até mesmo com as powershots! hahaha
    Beijos Gab!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelin!
      Pois é, infelizmente os equipamentos da Nikon são bem mais caros, né! :/ E com certeza! Eu encontrei vários fotógrafos incríveis que fazem fotos maravilhosas com a 18-55 pelo Flickr e foi isso que me animou a ficar um pouco mais com ela antes de comprar outra!

      Excluir
  2. Concordo com a menina aí de cima, a minha foi o dobro disso. Comprei no mercado livre e ainda falta chegar. Pra piorar, a minha é uma nikon d3100, ou seja, vou ter que focar sozinha na mão. Me arrependo muito de não ter comprado uma canon, uma t3i, essa linha da rebel é muito boa. Enfim, o blog está lindo. www.batmangypsy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ma!
      Bom, como eu te disse, quase nem uso o foco automático, então da pra se adaptar super bem ao manual, acho mil vezes melhor! E obrigada, que bom que gostou do blog! <3

      Excluir
  3. Olá Gabriela eu também tenho uma T3I e as mesmas objetivas que você. Adoro, amo a minha 50mm, todas as fotos de make faço com ela, comprei um controle remoto que ajuda bastante, mas tenho que deixar o foco automático. Mas tenho visto muitas pessoas criticando a 50mm 1.8 e acabam optando pela 1.4, mas ela é um absurdo de cara. Enfim, eu acho que minhas fotos ficam perfeitas com a 1.8. Adorei o post e seu blog, já estou te seguindo. Beijos
    http://www.decoturnoespikes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cá!
      Eu comprei o controle também, mas ainda não me adaptei direito com ele!
      E simmm, vi muito isso também! Eu considerei comprar a 1.4, mas vi algumas resenhas comparando ela com a 1.8 e a 1.2 e achei que não compensava tanto assim pelo valor. Amo muito a 1.8 também <3

      E obrigaaada!

      Excluir
  4. Canon a melhor marca, preciso muito de uma dessa!

    JULIANA RANGEL

    http://sindromedapanda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo