meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Resenha: O Projeto Rosie (graeme Simsion)

23 maio 2014

Resenha: O Projeto Rosie (graeme Simsion)


Hoje vim resenhar um dos livros mais fofos que já li na vida: O Projeto Rosie, do autor australiano Graeme Simsion! Eu acabei comprando esse livro junto com Todo Dia, do David Levithan (fiz resenha aqui), porque ele também estava em promoção no Submarino e saiu por 10 reais! Pensei que fosse vir uma edição econômica, mas pra minha surpresa veio a normal mesmo, que é super linda! Amo essas promoções deles! <3

Autor: Graeme Simsion | Editora: Record | Páginas: 319


Bom, o livro é narrado pelo Don Tillman, um professor universitário de genética que é portador de Síndrome de Asperger. Apesar de ser super inteligente, bonito e bem sucedido, o Don tem outras características bem peculiares que dificultam qualquer possibilidade de relacionamento com uma mulher: ele é extremamente metódico, organizado, racional, cheio de manias e sem muitas habilidades sociais, já que ele leva tudo ao pé da letra e fala o que estiver pensando, sem filtro algum, haha.

Com 39 anos, Don decide que está mais do que na hora de encontrar alguém e cria o "Projeto Esposa". Com a ajuda do melhor amigo, Gene, ele elabora um questionário pra conseguir avaliar melhor as "candidatas" e evitar constrangimentos e mal entendidos. O problema é que o Don é um pouquinho exigente, por exemplo... Sua esposa precisa ter o IMC ideal (e ele realmente calcula o IMC de todas as mulheres que ele conhece, haha), não pode fumar de jeito nenhum, tem que ser pontual, ter conhecimentos científicos e matemáticos e por aí vai!


Durante o Projeto, Don acaba conhecendo Rosie, que é totalmente o contrário de tudo aquilo que ele considera ideal. Ela fuma, bebe, chega sempre atrasada, é desorganizada, entre milhares de outras coisas. Por esse motivo, ele logo descarta qualquer possibilidade de relacionamento amoroso com ela, mas os dois acabam virando amigos e, ao saber que Rosie está à procura do pai biológico, Don elabora o Projeto Pai.

A partir daí, muita coisa acaba mudando na vida dele. É legal porque, como o livro é narrado em primeira pessoa, a gente consegue acompanhar a luta interna dele e essa mudança na personalidade bem de perto. Além disso, embora fique bem claro pra gente que o Don tem Síndrome de Asperger, ele mesmo não percebe isso de forma clara. É muito, muito interessante ler um livro do ponto de vista de alguém que tem essa síndrome. Com certeza a personalidade única do Don é o que deixa o livro tão interessante e incrível! 

Achei que o autor acertou em cheio quando decidiu levar a narrativa pro lado da comédia, isso com certeza deixou a história muito mais leve e envolvente! E olha, pra um livro me fazer rir, ele tem que ser muito bom... E eu ri demais com esse, haha! O fato do Don não perceber coisas simples como sarcasmo e levar tudo ao pé da letra, rendeu situações hilárias durante a história. Ele é super inteligente e desenvolvido pra tudo que é racional, mas totalmente esquisito pra tudo que é emocional, haha.



Bom, eu amei, amei, amei esse livro! Estava esperando um chick lit bem clichêzinho, mas acabei me surpreendendo muito e de forma mais do que positiva. A história é muito bem estruturada e eu amei as reviravoltas que o autor deu. Esse foi um daqueles livros que a gente precisa ler mais, mas não quer que acabe. Como o próprio Don diria: Inacreditável!

"Não preciso ser visivelmente estranho. Poderia adotar os protocolos que as outras pessoas seguem e me mesclar com elas sem ser notado. E como eu poderia ter certeza de que elas não estavam fazendo o mesmo - jogando o jogo para serem aceitas, mas desconfiando o tempo inteiro que eram diferentes?" 

-x-

Alguém já leu ou tem vontade de ler O Projeto Rosie? 

Comente com o Facebook:

10 Comentários

  1. Ainda não li mas parece fantástico

    fashionpassionomg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante sua resenha desse livro, nunca li mais já fiquei com uma curiosidade só pela resenha.. E nossa, o livro custou apenas R$10 que promoção inacreditável, está super em conta.. Amei a capa do livro, achei bem fofa. Beijos.

    --------> Menina Fashion *Perfil*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poly!
      Inacreditável mesmo! E muuito fofa né? Amei a capa também!

      Excluir
  3. Tenho esse livro aqui na estante e confesso que comprei apenas porque me falaram que o personagem principal tem síndrome de Sheldon (the big bang theory)! Fiquei bem curiosa em realizar essa leitura, principalmente, pelo fato de ser um livro diferente dos que estão saindo a rodo por aí. Adorei sua resenha e as fotos ficaram LINDAS!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polly!
      Ah, sempre vejo a galera comparando o Don com o Sheldon, hahaha! Que bom que gostou da resenha e das fotos, fico feliz! <3

      Excluir
  4. Achei o livro muito fofo, levaria no momento em que visse a capa hahaha.
    Mas, melhor que a capa, com certeza deve ser o livro *---* Ele parece ser perfeito e como disse sem clichês e tal.
    Me apaixonei pela sinopse, venho mantendo uma relação muito boas com personagens irônicos e engraçados (olha o que o Damon de The Vampire Diaries faz comigo hahaha), então tenho certeza de que vou amar o Don.
    Vou procurar na submarino, quem sabe esteja no mesmo preço :3
    Beijos :3
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh procura sim! É bom ficar de olho, porque eles sempre colocam em promoção!
      O livro é lindo <3

      Excluir
  5. Aiin ele me parece ser muito bom, depois da sua resenha vou comprar ele o mais rápido possível *-*

    bjs

    http://timidainocente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo