meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Literatura: Silo (Hugh Howey)

23 junho 2014

Literatura: Silo (Hugh Howey)


Pra quem não sabe, o blog agora é parceiro da Editora Intrínseca, yay! Ainda estou morrendo de felicidade por causa disso, já que é uma das editoras que eu mais gosto e com os títulos mais legais! E isso também significa que agora vou poder trazer mais resenhas literárias pra vocês! <3 E ah, antes de tudo, quero deixar bem claro que a Intrínseca da total liberdade pra gente expor nossas opiniões sobre os livros, ok? Afinal, literatura é gosto... E o que pode ser legal pra alguém, pode não ser pra mim, e vice versa! :) Se eu não gostar de algum livro, vou falar e explicar meus motivos, podem ter certeza disso. 

Bom, o primeiro livro que solicitei foi Silo, do Hugh Howey! Recebi essa indicação no Goodreads depois que coloquei as trilogias de Jogos Vorazes e Divergente como preferidas, já que também é uma distopia. Li várias resenhas e comentários positivos à respeito, e acabei me interessando bastante. Por sorte, esse foi um dos lançamentos de Março da Intrínseca e já posso adiantar que ele me surpreendeu bastante!

Autor: Hugh HoweyEditora: IntrínsecaPáginas: 512



Bom, a história de Silo se passa no futuro, quando o ar da Terra é tão tóxico e perigoso, que a raça humana é obrigada a viver confinada dentro de um silo subterrâneo cheio de regras e particularidades, por exemplo: um casal só pode ter um filho caso ganhe em uma loteria que é aberta depois de alguma morte, todo relacionamento amoroso precisa ser registrado, cada andar tem um objetivo e cada pessoa é treinada desde cedo para um emprego... Mas de todas essas regras, a que mais coloca medo em todo mundo, é a da limpeza. Como o silo é um lugar subterrâneo, o único contato que as pessoas tem com o exterior é através de imagens captadas por câmeras e reproduzidas em grandes telas. Com o tempo, essas câmeras vão ficando sujas e a vista começa a ser tampada, o que significa que qualquer pessoa que cometa algum crime é mandada pra fora a fim de realizar a limpeza, usando um traje especial que só proporciona alguns minutos de vida lá fora. Em termos menos sutis: quem sai do silo para a limpeza, sai para morrer.

A história toda é narrada em terceira pessoa e de pontos de vista diferentes. Com o tempo, vamos percebendo que tudo no silo tem um porquê e, como toda boa distopia, perguntas e teorias demais acabam sendo perigosas. Logo na primeira parte do livro, o Hugh Howey deixa bem claro pra gente que ele não tem tanto apego assim aos personagens (fiquei imaginando uma reunião entre ele e o George R. Martin, haha). Gosto muito disso, porque deixa a gente muito mais apreensivo durante a história, sabendo que qualquer coisa pode acontecer com qualquer um... É mais real, sabem? Além disso, nós também podemos ler vários capítulos no ponto de vista dos "vilões" da história, o que deixa as coisas bem mais interessantes.




Gostei muito da Juliette, ela é uma protagonista bem forte, corajosa e fácil da gente se identificar... Mas não gostei tanto assim do casal principal, acho que tudo que a Jules tem de corajosa, o Lukas tem de bobo, hahaha. Deu pra notar que ele foi crescendo e amadurecendo bastante durante esse livro, e espero que isso continue acontecendo nos próximos.

E falando em próximos... Estou louca pra saber o que vai acontecer. O Hugh Howey é muito bom em torturar a gente com a curiosidade, haha! Praticamente no final de todo capítulo, acontece algo que faz com que a gente queira ler mais. Essa história foi me conquistando e me envolvendo aos pouquinhos, e os ganchos que ele deixou pra continuação foram suficientes pra fazer com que eu queira ler a trilogia até o fim. 
E ah, acho importante frisar que essa é uma distopia adulta, é uma história forte, com bastante diálogo interno, muitas questões e muito medo envolvido. Não acho que seja uma super revolução no mundo das distopias, mas pra quem quer sair um pouco do mundo do Young Adult, como eu, recomendo bastante.


Alguém já leu ou tem vontade de ler Silo? 

Quem quiser mais informações sobre o livro e onde comprar, tem aqui


Pra ver a lista com todas as resenhas literárias do blog, clique aqui



Comente com o Facebook:

8 Comentários

  1. Até suas fotos de livros conseguem ser absurdamente maravilhosas! Estou encantada <3 *-*


    www.perspectivacriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que fofa, obrigada Gi! Fico super super feliz que você goste das fotos!! <3

      Excluir
  2. Olá, vejo muitos BookTubers falando desse livro, já estou curioso e me parece ser ótimo mesmo. Ótima resenha, parabéns.
    A vontade de ler só aumentou. :DD

    http://palavrasmaisrimas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Simm, eu gostei bastante!
      E que bom que gostou da resenha, obrigada! <3

      Excluir
  3. A intrínseca é uma das minhas editoras favoritas, acho que metade da minha coleção de livros é dela. Parabéns pela parceria com a editora Gabi, acho que eu enlouqueceria se tivesse uma parceria assim, seria o fim dos gastos do meu pai com livros para mim kkkkkkk a última tacada que dei foram 3 do John Green <3... Bom, adorei saber que tem capítulos narrados pelos vilões, eu tenho uma quedinha pelo lado ruim da força sabe e conhecer o ponto de vista deles me fascina :D

    beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ízis!
      Obrigaaaaada!! E nem fala, essa é uma das melhores parcerias que consegui até hoje! <3
      HUIHAIUHAUI somos duas, então! Sempre gosto me interesso mais pelos vilões, incrível!

      Excluir
  4. Oi Gabi!
    parece um bom livro, pela resenha linda que fez.
    Ahh parabéns pela parceria...acho que se um dia uma editora quiser fazer parceria eu morro do coração...do jeito que amo ler!

    :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Baaabi!
      Obrigada, que bom que gostou da resenha!
      E simmm, agora vou conseguir tirar vários livros da minha listinha, finalmente!

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo