meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Blog Tips: Criando um post de qualidade + Freebie

09 outubro 2014

Blog Tips: Criando um post de qualidade + Freebie



Hoje o post é super especial, porque vim inaugurar uma nova série de posts aqui no Official Gabi: o Blog Tips! Essa série, como o próprio nome já diz, consiste em trazer várias dicas, ideias, inspirações e freebies pra todo mundo que tem blog!





Já fazia um bom tempo que eu estava programando esses posts, já que eu sei que muitos de vocês também tem blogs e também porque recebo muitas dúvidas por email, desde como criar um, até como fazer um layout, conseguir parcerias, chamar atenção de marcas, revistas e por aí vai! Eu não sou nenhuma expert no assunto e meu blog está longe de ser grande ou famoso, mas como vocês sempre fazem perguntas pra mim, achei que seria legal compartilhar as respostas e atingir mais pessoas que pudessem se interessar pelo assunto. Muito do que eu uso aqui, eu aprendi na faculdade (fiz publicidade), no trabalho ou na própria blogosfera, pesquisando, testando, errando e vendo o que funcionava ou não por aqui. Não existem regras pra blogar e cada um tem um jeito diferente de trabalhar, então acho que seria bem legal se vocês também participassem e contassem o que fazem de diferente, o que funciona pra vocês e tudo mais! <3




Para o primeiro post, decidi partir do básico: como criar um post de qualidade. Pode parecer algo óbvio, mas um post bem feito é o item mais importante de um blog. 
Mesmo sem ter um blog grande, já tive muitas oportunidades incríveis que só vieram porque as marcas gostaram do conteúdo do blog, sem se importarem se ele tinha milhares de seguidores ou não. Eu, por exemplo, prefiro mil vezes entrar em um blog pequeno com um post bem escrito, do que em um blog com milhares de seguidores que faz posts de qualquer jeito. Para tentar criar um post legal, sempre sigo algumas regrinhas. Olhem só:

1. Conteúdo 
O conteúdo do seu blog é o item mais importante. Hoje em dia, existem tantos, mas tantos, mas tantos blogs, que precisamos nos destacar. Pra fazer isso, você não precisa necessariamente falar sobre outro assunto, mas abordá-lo de uma forma diferente dos outros blogs.

- Procure sempre colocar sua opinião pessoal no post, pois é isso que vai torná-lo único e diferenciá-lo de outros blogs que falam do mesmo assunto.
- Adicione informações que vão ajudar o seu leitor, como: preços, onde comprar, horários e links.
- Crie um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão sobre aquele assunto.
- Tome cuidado com erros gramaticais ou de digitação. É inevitável deixar algum erro passar vez ou outra, mas sempre revise o texto antes de postar. Uma dica que funciona muito comigo pra encontrar erros, é ler meu texto como se fosse de outra pessoa ou pedir pra alguém ler!

2. Imagens
Você não precisa ser um fotógrafo ou um expert no Photoshop, mas tente sempre postar imagens que foram feitas por você. Se vai postar um produto, tente fazer uma montagem legal em vez de uma foto de internet. Se for falar sobre um aplicativo, por que não tirar uma foto do seu celular pra ilustrar o post? Eu sinceramente não me importo se a foto for tirada com o celular ou com uma câmera profissional, desde que seja pessoal e me aproxime um pouquinho mais daquela pessoa. É muito mais fácil eu lembrar de um blog se ele tiver uma foto ou montagem criada pelo blogueiro, do que se ele usar uma imagem pronta que seja igual de vários outros blogs!

3. Formatação 
Tenha o cuidado de organizar seu post. Divida o texto em parágrafos, use fontes que facilitem a leitura e coloque todas as imagens em um tamanho padrão. Coisas simples assim, fazem toda a diferença do mundo na hora que alguém vai ler seu post. Já abandonei muitas leituras porque o post estava desorganizado, a fonte pequena demais ou com cores que me deixavam cansada e confusa na hora de ler.

4. Engajamento 
Lembre-se sempre que seus posts são feitos para seus leitores, então converse com eles, peça opiniões, faça perguntas e convide-os a participar. Infelizmente, menos de 10% das pessoas que entram pra ler seus posts vão parar pra comentar (estou ~apenas observando~ vocês que entram aqui e não falam comigo, mimimi), mas o engajamento também pode vir através das redes sociais e emails, então sempre deixe outras formas dos seus leitores encontrarem você!




Bom, esses são alguns pontos que considero importantes na hora de criar um post. Pra facilitar pra vocês, eu criei uma lista com vários itens mais detalhados que podem ajudar na hora que vocês forem escrever! Antes de postar, é só ver o que você já colocou em prática e ir riscando!

Pra fazer o download gratuito, é só clicar aqui!




O que acharam dessa nova série do blog? Para os próximos posts, pretendo abordar alguns assuntos bem pedidos, como parcerias, aumento de acessos, monetização e por aí vai. Se vocês tiverem alguma pergunta ou dúvida que gostariam de tirar, é só deixar nos comentários ou me mandar por email (gabrielacubayachi@gmail.com) com o assunto "Blog Tips". <3

                                                      Onde vocês me encontram:
                                                     

Comente com o Facebook:

22 Comentários

  1. Essas dicas são ótimas, Gabi. Vai ajudar muitas blogueiras iniciantes e também as que já estão algum tempinho na blogosfera, assim como eu ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa, que bom que gostou! Espero que ajude mesmo!! <3

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Vou tentar aplicá-las no blog ;)

    PS: Acho que faço parte dos 10% que comentaram né? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deeb!
      Tenta sim, faz muita diferença!
      E siiiim! Me da um abraço virtual, vai! HIUAHUI Amo quando vocês comentam! <3

      Excluir
  3. Adorei o post! Curti a dica das fotografias. Estou buscando postar fotos melhores no meu blog. É meio difícil fazer fotos externas pra mim no momento, mas luz natural é tudo, então vou insistir na ideia. Enfim, um dia eu chego lá! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Siiim, luz natural é com certeza a melhor pra fotografar, mas se você tiver luz branca, também ajuda bastante! Nem sempre da pra fotografar de dia ou em alguma área externa mesmo! :/

      Excluir
  4. Olá Gabi! Tudo bem? Amei suas dicas, elas vão me ajudar muito. Sou blogueira desde os meus 14 anos, mas conforme o tempo foi passando, comecei a ter um bloqueio na escrita: escrevo mil vezes o mesmo texto até que ele fique perfeito e muitas vezes não chego a concluir o texto pois acho que não ficou bom o suficiente :/ E pode parecer bobagem, mas esse bloqueio me deixa muito insegura para postar, fico com medo do leitor não gostar do que escrevo. Eu quero baixar a sua lista, mas não consigo (não tenho facebook e nem twitter). Eu quero muito escrever um post de qualidade e sentir mais segura com os meus textos. Obrigada pelas dicas <3 Amei o post, me ajudou muito.
    xo²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que fofa, que bom que gostou! Espero que ajude mesmo! Olha, só pelo seu comentário já deu pra perceber que você escreve supeeer bem! É normal ter essa insegurança no começo, mas não deixa isso impedir que você poste! Escreva do seu jeitinho, porque sempre vai ter alguém que vai se identificar e continuar acessando. Quem não gostar, provavelmente não tem o perfil do seu blog, o que é completamente normal! Nunca vamos conseguir agradar todo mundo!

      Sobre a checklist, me manda um email no gabrielacubayachi@gmail.com que eu passo pra você, viu? Vou ver se consigo disponibilizar os próximos downloads mesmo pra quem não tem essas redes sociais!

      Excluir
  5. Adorei as dicas estou começando agora e com certeza vou colocá-las em prática. Amei sua iniciativa!

    Caso tenha um tempinho livre faça uma visitinha no meu blog: http://modernosas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíne! Coloca sim, espero muito que ajude, viu?? Obrigada pelo apoio! <3

      Excluir
  6. Apenas amando o início da série Gabi, eu me considero muito iniciante na blogosfera e olha que tenho blogs desde 2011 haha, vou acompanhar cada post, ah e vou enviar sugestões também. Beijão e tô com saudades </3 D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeelton! Muito obrigada, viu?! E enviaaaa sim, eu vou amar, até porque seu blog é LINDO e muito, muito bem feito!

      Excluir
  7. Nossa Gabi! Percebo desde já que essa serie vai ajudar muito! Eu to meio que retomando minha vida no blog Hahuah e dicas como as suas nunca são demais, né.
    A qualidade do post é extremamente essencial mesmo, como disse, erros de gramática etc, já me cansam na metade... Muitas vezes eu nem termino de ler... Huah
    Muito bom! :}
    Beijos.
    Emi.
    www.thechatacherrie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emiiii!
      Concordo com você! É ruim porque muitas vezes o conteúdo da pessoa é bom, mas os erros, falta de diagramação e etc deixam a gente desanimado, né! :/

      Excluir
  8. Eu adoro esses post com dicas para blogueiras.
    Estou sempre atrás de blogs assim.
    Gostei muito das suas dicas, tinhas coisas que eu já sabia e outras não.
    Pode ter certeza que vou voltar aqui mais vezes rs.

    Beijos
    http://eaibonitas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogeaibonitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, obrigada!! Volta sim, vou ficar super feliz!

      Excluir
  9. Oi,Gabi! Amei a série! Apesar de eu ter um tempinho na blogosfera,só através desse seu post consegui "captar" coisas que vão ser ser muito proveitosas no meu blog,sobre as postagens.
    Beijos, http://milimetrosegundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso, Ester, fico muito feliz, mesmo!! <3

      Excluir
  10. Sempre que eu vou fazer um post para o blog eu tento colocar o máximo de conteúdo, mesmo que sei sobre o assunto eu pesquiso para o post poder ficar completo e tento sempre colocar minha opinião no meio porque assim ficamos mais próximas dos leitores! :D
    Também tenho um checklist para postar, só que o meu eu deixo no Evernote assim fica mais fácil pois dá pra mim acessar em todo lugar! hehe

    Adorei o post e seu blog :D
    Beijos

    www.biancaevelyn.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biaaa!
      Ah, isso é ótimo mesmo! Acho que a opinião do blogueiro muda tudo, acho que é até por isso que os blogs fazem tanto sucesso, né? Porque a gente se identifica e confia em quem escreve o conteúdo! <3

      Excluir
  11. Realmente um post bem feito e com um conteúdo cativante é o que todo leitor quer. Mas de um tempo pra cá ouve um BOOM de blogs, né? Agora pra se destacar nesse mar é preciso muito dedicação e domínio do assunto.
    Gostei bastante da sua checklist vou baixar uma pra mim usar como referência hehehe

    Abraços, Guilherme
    http://omeu-diva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilheeerme!
      Verdade, é bem difícil não cair no que todo mundo anda fazendo e não ser "mais do mesmo"! :(
      E baaaixa sim! <3

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo