meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Blog Tips: Onde divulgar seu blog

30 outubro 2014

Blog Tips: Onde divulgar seu blog





Hoje entra no ar o segundo post da série Blog Tips, yay! No primeiro post, eu dei algumas dicas pra todo mundo conseguir criar um post bem legal e de qualidade. (Se você ainda não leu, é só clicar aqui). Fiquei muuuuito feliz com a repercussão e com todo mundo que disse que gostou, obrigada, viu? Espero que essa série ajude todo mundo a crescer junto! 

No post de hoje, quis mostrar pra vocês alguns sites legais que vocês podem divulgar o blog e o que eu acho de cada um deles. Divulgação é essencial pra fazer qualquer blog crescer e eu gosto de dedicar pelo menos meia hora por dia pra fazer isso aqui. Por mais que seus leitores já acompanhem seu blog, você precisa ter em mente que eles tem milhares de atividades durante o dia e precisam ser lembrados ou avisados que você postou um conteúdo novo! Além disso, quanto mais seu blog aparece por aí, mais pessoas conhecem seu trabalho e mais oportunidades legais surgem! Olhém só alguns sites que eu acho legais pra divulgação! 

- Facebook
 

Eu uso o Facebook de três maneiras diferentes: Fanpage do blog, conta pessoal e grupos de divulgação para blogs! Toda vez que faço um post novo aqui, eu aviso pra vocês por lá, tanto pela Fanpage, quanto pela minha conta. Além de todo mundo saber que tem post novo e ter o link disponível ali na hora, cada vez que alguém clica, comenta ou compartilha, meu post acaba aparecendo pra todo mundo na rede dessa pessoa e por aí vai. É uma maneira MUITO boa de divulgar! Além disso, o Facebook também oferece alguns serviços de publicidade paga, que podem ser um investimento bom também. Muita gente diz que não gosta dos grupos de divulgação porque não há interação, mas grande parte dos meus acessos vêm desses grupos e muitas vezes a pessoa não comenta por lá, mas clica no link do post, lê, comenta aqui e ainda curte a Fanpage. É uma maneira ótima de divulgar para leitores novos!

Alguns grupos que você pode divulgar seu blog:
Blogueiras Amigas | Eu 
♥ meu blog | Blogueiras! | Divulgando Blogs  | Divulgação de blogs | Blogueiros Elite | Divulgação das blogueiras | Blogueiras da beleza | Blogueiros literários

- Twitter

Assim como Facebook, o Twitter é uma ótima maneira de você conseguir acessos e fazer com que as pessoas conheçam seu blog. Por ser uma rede social onde as pessoas geram conteúdo de forma bastante rápida o dia inteiro, tente fazer seu post de divulgação em um horário em que você sabe que seus leitores vão estar online. Por exemplo, eu gosto muito de divulgar durante a noite, porque é quando eu tenho o maior número de acessos nessa rede social! Evite horários que a maior parte seus leitores estejam trabalhando ou na escola, por exemplo. Vale divulgar mais de uma vez por dia! O ideal pra Twitter ou Facebook, é que seja cerca de três vezes (manhã, tarde e noite), assim você mostra que está presente o dia inteiro, mas não enche a timeline dos seus leitores! 

- Instagram 

Como eu uso meu Instagram pessoal (já acompanham?) pra divulgar o blog, não gosto de postar muitas vezes por dia, mas mesmo assim é uma rede social ótima pra você conseguir divulgar. Escolha uma imagem bem legal do seu post e faça uma descrição bem breve do que ele se trata. Além disso, tente usar hashtags que tenham a ver com o assunto do post, pois elas servem pra segmentar os assuntos dentro do aplicativo. Por exemplo, se você postou um look, use hashtags como #lookdodia #moda #blogdemoda. Se postou algo sobre um livro, que tal usar #instalivros #livro #blogliterário? Pesquise quais são as hashtags usadas no seu nicho e use para atrair pessoas que estejam interessadas naquilo! O legal é que você pode postar fotos que tenham a ver com seu dia-a-dia e que seja um conteúdo extra para o blog, assim seus leitores ficam ainda mais interessados em acompanhar. Outra dica boa é deixar o link do seu blog ou do seu último post no seu perfil, pois é o único lugar do Instagram em que as pessoas podem realmente clicar no link. Depois que eu fiz isso, percebi que os acessos por tablets e celulares aumentaram bastante!


- Bloglovin'
Se você não tem uma conta no Bloglovin, faça agora! É sério! Essa rede é feita especialmente para blogs e permite com que a pessoa siga todos os blogs que ela lê e receba as atualizações por email ou na dashboard do Bloglovin. É uma maneira muito prática dela conseguir ler todos os posts daquele dia em um só lugar, então é muito importante que seu blog esteja cadastrado lá, assim seus leitores podem segui-lo e consequentemente divulgá-lo para os amigos. Depois que seu blog estiver cadastrado, toda vez que você atualizá-lo, o Bloglovin automaticamente divulga seu post por lá... E assim seus leitores podem ler, curtir ou guardar o post pra mais tarde! Além disso, você tem a opção de enviar as atualizações direto pra sua conta no Facebook ou no Twitter. Se você tem pouco tempo pra divulgar, isso é bem prático e ajuda muito!

- Outros blogs
Existem várias formas de divulgar através de outros blogs! Comente nos posts de outros blogueiros, mas sem ficar pedindo para que a pessoa visite de volta! Leia o post, pense sobre ele e escreva um comentário legal, deixando seu link no fim... Pronto! Nada de pedir pra curtir de volta, tenha em mente que a pessoa vai fazer isso se ela gostar do seu conteúdo. Além disso, muitos blogs tem projetos legais que envolvem leitores e pedem para que eles enviem fotos de maquiagem, decoração, livros que está lendo e por aí vai. Você também pode responder tags, fazer posts coletivos e participar de projetos junto com outros blogueiros!

- Sites do seu nicho
Além dessas redes sociais, uma ótima maneira de atrair leitores novos é divulgando em sites que sejam do nicho do seu blog, assim você consegue atingir diretamente o seu público alvo e a divulgação acaba sendo bem mais eficaz! Alguns exemplos:

Blogs de moda: você pode divulgar em sites como Lookbook.nu e Chictopia, além do aplicativo DuJour. São sites específicos pra quem gosta de moda e você ainda tem a opção de atrair leitores de outros países. Muitas marcas internacionais já encontraram meu blog através dessas contas! Essa é uma ótima maneira de mostrar seu trabalho por aí e conseguir parcerias bem legais, então sempre deixe o link das suas redes sociais no seu perfil e divulgue o link do post em cada look com fotos e informações extras, assim as pessoas ficam interessadas em clicar e saber mais!

Blogs literários: sites ótimos pra divulgar suas resenhas são o Skoob, o Orelha de Livro (que tem uma sessão muito legal somente para blogs) e o Goodreads. Você pode deixar o link do seu blog no seu perfil, mas tente interagir também! Faça resenhas nesses sites, deixe sua opinião sobre os livros, comente em outras resenhas... E quando fizer tudo isso, deixe o link do seu blog no final, sem ficar pedindo para que as pessoas entrem! Se elas se interessarem, vão clicar! Nada de insistir, hein?

Decoração, tutoriais, receitas e DIY: o melhor site pra divulgar esses tipos de post é o Pinterest! É um site incrível onde as pessoas entram pra buscar inspiração, então faça uma imagem bem legal do seu post com o endereço do seu blog, poste e use as tags para divulgar!

Fotografia: alguns sites ótimos para divulgar seu blog fotográfico são o Flickr, o Pinterest e o WeHeartIt. Gosto muito de todos eles e, além de conseguir fazer a sua divulgação, você ainda consegue ver várias inspirações legais e conhecer o trabalho de outros profissionais!


Bom, é isso! Espero que tenham gostado do post e que ele ajude vocês! Pra ler mais posts da série, é só clicar no banner acima, viu? Fiquem à vontade pra mandar sugestões do que gostariam de ver!

                                                     Onde vocês me encontram:
                                                     

Comente com o Facebook:

14 Comentários

  1. Nice and interesting post! it is always good if u use more platforms, that way u can promot for ur other platforms :)

    NEW POST ON MY BLOG:
    FantasyFashioned
    xoxo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaank you, Gigi! And yees, it definitely is. I love using all of them together! :)

      Excluir
  2. Caraca! Gostei muito do seu post. Bastante informativo e conciso. Não fazia ideia dessas alternativas como o bloglovin'. Beijão!

    http://liter-ama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alysson!
      Que bom que você gostou, fico feliz!! Espero que o post ajude!

      Excluir
  3. Obrigada pelas informações, amei mesmo!
    Beijos da Cássia, fique com Deus!
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com
    instagram: @nosolhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post... essa série é realmente muito ultil. De todos que você citou acho que o mais eficaz no meu caso é o facebook por causa da fanpage e dos grupos! Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud!
      Também uso muito o Facebook!

      Excluir
  5. Adorei as dicas Gabi! Super úteis vou por em prática haha
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru!
      Obrigada! Coloca sim, espero que dê super certo!

      Excluir
  6. Oi Gabi,

    Vc conhece algum site específico para divulgar blogs que falam de viagem??

    Beijo

    www.frantrajai.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!

      Tem a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV). Não sei muito como funciona, mas sei que eles reunem posts de vários blogs! Da pra saber mais aqui, oh: http://www.rbbv.com.br/sobre-a-rbbv/

      E também tem vários sites/blogs de viagem que criam categorias como "dicas do leitor", por exemplo. Alguns que fazem isso:
      http://maladeaventuras.com/category/viagem-do-leitor/
      http://airesbuenosblog.com/?s=leitor&submit=Ok
      http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2012/12/voce-tem-um-destino-turistico-que-merece-ser-mais-visitado-de-sua-dica.html
      http://www.viajoteca.com/category/blog/dica-do-leitor/

      Espero que ajude! <3

      Excluir
  7. Amei as dicas, eu já havia ouvido falar do Bloglovin, mas não sabia exatamente o que era...Agora criei minha conta :3 muito obrigada pelas dicas ;3

    http://redandvintage.wix.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êeeee, imagina! Bloglovin facilita deeemais a vida, hehe!

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo