meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Literatura: Garota Exemplar (Gillian Flynn)

21 outubro 2014

Literatura: Garota Exemplar (Gillian Flynn)




Hoje finalmente vim postar minha resenha de Garota Exemplar, da autora Gillian Flynn. Fazia muuuito tempo que esse livro estava na minha lista de leitura e, como o filme ia estrear, acabei passando ele na frente de outros livros e pedi pra editora Intrínseca, que me enviou um exemplar pra ler e resenhar aqui pra vocês, yay!  A resenha não tem spoilers, ok? Podem ficar tranquilos! 


Autora: Gillian FlynnEditora: IntrínsecaPáginas: 448





O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Nick Dunne e Amy Elliot Dunne. Os capítulos do Nick são no presente, enquanto os capítulos de Amy são retirados de um diário que conta todo o ponto de vista dela desde quando o conheceu. Nick é um jornalista do Missouri, que foi a Nova York para estudar e trabalhar, mas acabou perdendo o emprego quando houve o grande auge da internet, que tomava cada vez mais lugar dos jornais e das revistas impressas. Já Amy cresceu em Nova York, onde foi uma grande inspiração para o país todo, já que seus pais escreviam uma série famosa de livros inspirada na filha, chamada Amy Exemplar. Depois que Nick perde o emprego, os dois decidem mudar-se para o Missouri, para que Nick consiga ficar perto dos pais doentes - a mãe com câncer avançado e o pai com alzheimer - e assim tentarem recomeçar a vida juntos.

Eles moram lá durante um ano, mas no dia do aniversário de cinco anos de casamento dos dois, Nick recebe um telefonema do vizinho dizendo que a porta de sua casa estava escancarada. Ao chegar lá, ele se depara com os móveis todos revirados e constata que sua esposa, Amy, está desaparecida. Ele chama a polícia, que logo começa um investigação minuciosa pra descobrir quem poderia ter seqüestrado ou matado Amy.



Não quero contar muito, porque é aí que as coisas realmente começam a acontecer. No decorrer da história, conseguimos enxergar cada vez mais a visão que cada um dos dois tinha do casamento e um do outro. São vários fatos, mentiras e reviravoltas que fazem a gente se perguntar o tempo inteiro o que realmente aconteceu e faz com que esse seja um livro muito difícil de deixar de lado. Eu também fiquei impressionada com a escrita da Gillian Flynn. Os detalhes, as personalidades, os acontecimentos dentro e fora da casa dos Dunne e todas as referências que ela coloca deixam o livro extremamente rico e real... E ainda faz a gente se apegar muito aos personagens e conseguir entendê-los tão bem, que muitas vezes me peguei terminando o raciocínio do Nick ou da Amy antes mesmo de acabar de ler o parágrafo... E mesmo que a gente muitas vezes consiga perceber o que aconteceu antes de ser revelado, nós ainda queremos ir até o final pra conseguir realmente entender os motivos. É mais do que uma história policial sobre um assassinato, é sobre um casamento entre duas pessoas com personalidades extremamente distintas, complexas, imperfeitas e doentias.

Outra coisa que eu amei, foi que o livro abordou de uma forma muito legal a influência da mídia na opinião popular e consequentemente em um caso policial e no júri. Como fiz comunicação, já estudei, li e assisti muita coisa sobre o assunto, e acho que esse livro conseguiu retratar isso de uma forma muito boa, mostrando que você pode construir ou desconstruir a personalidade e imagem de alguém através das informações que você escolhe colocar na mídia... E como isso é perigoso.




Eu simplesmente amei esse livro. É muito bem escrito, intrigante e causa um misto de emoções na gente. É um daqueles livros que você termina de ler e precisa de pelo menos dez minutos pra conseguir absorver a história toda e aí pensar sobre ele. Não tem o que dizer, eu recomendo muito, muito mesmo.

Para ver todas as resenhas literárias do blog, clique aqui!

Onde comprar:
 Livraria Cultura | Livraria da Folha | Shoptime | Extra

Onde me encontrar:
           Bloglovin | Instagram | Twitter | Goodreads | Lookbook
                                 

Comente com o Facebook:

8 Comentários

  1. Suas resenhas são sempre bem escritas Gabi, eu fico fascinada pelos livros sem nem lê-los acredita kkkkkkk, é sua culpa se minha lista literária crescer demais a ponto de não caber numa folha!

    Beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Íziiis! Que alegria ler um comentário assim! Fico super feliz em saber disso, viu? E se ler algum dos livros que indiquei aqui, depois me conta o que achou! <3

      Excluir
  2. Meu, já tinha visto essa capa por aí um monte de vezes mas não fazia ideia do que se tratava. É bem diferente do que eu imaginava hahaha parece bom! Gosto desses livros policiais, detetives e etc mas leio pouco, se comparar com romances.

    Gostei da dica!
    Beijos, Gabi
    A Mente Transborda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é verdade, Jeh! Vi muita gente dizendo que pela capa parece chicklit ou algum outro gênero, hehe! É muuuuito bom, acho que você vai gostar! Também não leio muito não, mas depois desse me deu ainda mais vontade de procurar outros! <3

      Excluir
  3. Viciei nesse blog Gabi. Tudo tão lindo é fofo.

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que enquanto lia, fiquei com medo. Não sabia se ele tinha cometido o crime ou não, e fiquei muito ansiosa. Quando terminei, continuei com medo, mas dessa vez da condição humana. Isso faz sentido? Haha. Acho que a expressão messed up caracteriza bem os personagens.
    Achei bem interessante o que você disse sobre a manipulação da mídia, não tinha parado para pensar nisso (e diz que leu o livro, né?)
    Só fiquei brava com os títulos das partes, super spoilers auahau.
    Ops, acho que já escrevi demais.
    Beijos
    flyingpig.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambéeeem! Inclusive, acho assustador pensar em como uma pessoa consegue manipular tantas situações sem que ninguém perceba, esse livro abre muito o nosso olhar pra isso e é incrível! Foi um dos meus livros favoritos do ano! <3

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo