meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Book Club: Garota Exemplar (Livro x Filme)

31 março 2015

Book Club: Garota Exemplar (Livro x Filme)


Hoje é dia do segundo post do projeto Book Club aqui no blog! Decidimos fazer a nossa resenha do mês um pouco diferente, comparando o livro e o filme de Garota Exemplar, da autora Gillian Flynn.

Eu já resenhei esse livro aqui no blog, então para saber mais detalhes sobre a obra, é só clicar aqui. Como sempre, este post NÃO tem spoilers, ok? Podem ficar tranquilos, até porque não quero estragar o enredo incrível pra vocês, hehe!



Bom, eu li o livro pouco antes do filme sair no cinema, então toda a história estava bem fresca na minha memória. Por causa disso, eu já fui preparada para tentar não me apegar muito aos detalhes, já que eu sei que muita coisa acaba caindo fora na adaptação cinematográfica. O que aconteceu, foi que eu me surpreendi muito com o filme e vou contar pra vocês o porquê.


Elenco: eu amei o elenco desse filme. Acho que o Ben Affleck foi uma ótima escolha para o Nick, já que ele mesmo tem um jeito meio esquisito e cara de perdido, hehe. Na minha opinião, ele conseguiu retratar perfeitamente o Nick que eu tinha criado na minha cabeça. Ficou um personagem real, pé no chão e que eu sinceramente gostei muito. Quanto à Rosamund Pike, o que dizer? Ela ficou incrível como a Amy. Talvez porque eu já tinha lido o livro, senti do que começo ao fim as segundas intenções da personagem, e acho que ela retratou isso muito bem e ainda conseguiu levar um certo humor em várias partes, mesmo com uma personagem tão complexa. Também amei demais a Go, a Boney e o Glipin. Os personagens que eu imaginei mais diferentes foram o Tanner e o Desi Collings (mesmo amando o Neil Patrick Harris, eu tinha alguém totalmente diferente na cabeça), mas acabei gostando do resultado final.

Enredo: Eu estava certa quando decidi não me prender aos detalhes, porque é claro que sempre tiram algumas coisinhas, mas no caso de Garota Exemplar, achei que eles foram MUITO fiéis. Tiveram cenas que, gente, sério... Foram exatamente como eu tinha imaginado. Outra coisa que eu amei, foi que eles usaram muitos trechos do livro no filme e acho que se tratando de um livro tão incrível, eles acertaram em cheio fazendo isso <3




Comparação:
O livro é melhor, sem dúvida alguma. Mas isso não quer dizer que o filme seja ruim, pelo contrário, acho que foi uma das melhores adaptações que eu vi nos últimos tempos. O que acontece, é que Garota Exemplar tem personagens MUITO complexos, profundos, bem estruturados e trabalhados... E acho que é um desafio gigantesco conseguir passar tudo isso em 2 horas, por mais incrível que seja o roteiro e o elenco. Quando eu li o livro, eu senti que eu conhecia o Nick e a Amy ao ponto de conseguir entender a linha de pensamento deles em relação a tudo, e talvez seja por isso que, pra mim, o filme tenha sido bem claro. Quando eu terminei de ler, eu entendi totalmente o final, porque isso foi trabalhado aos poucos e porque eu entendia que, para os personagens, aquilo tudo fazia sentido. Acontece que, se você não tiver lido, provavelmente vai ficar com muitas perguntas soltas no ar. Eles não tinham tempo suficiente para apegarem-se aos detalhes e explicarem cada coisinha que foi explicada no livro, o que é uma pena, porque a Gillian Flynn pensou em tudo e não deixou pontas soltas no enredo, por menores que pudessem ser.

Uma das perguntas que eu mais vejo por aí: ler o livro ou assistir o filme primeiro?
Eu sempre gosto de ler primeiro e, mesmo vendo muita gente dizendo que era melhor fazer o contrário no caso de Garota Exemplar, eu não vejo muito o porquê. Uma das coisas que eu mais amo, é ir ao cinema e ver a adaptação de um livro que eu gosto. De qualquer forma, como o livro é bem mais complexo, profundo e cheio de respostas, vai ser uma leitura incrível mesmo se você já tiver visto o filme e souber o que acontece. Recomendo a leitura pra todo mundo, porque eu amei demais.



E vocês, já leram ou assistiram Garota Exemplar? O que acharam? 
Vejam também as resenhas das outras meninas do projeto:
Amanda | Ceci | Isa | Ronnie | Thaísa | Wan



                                                           Onde vocês me encontram:
                        


Comente com o Facebook:

6 Comentários

  1. Respostas
    1. Ebaaa, obrigada Thayná!
      Que bom que gostou, fico feliz! <3

      Excluir
  2. Nossa, é uma delícia quando os filmes são fiéis ao livro né!!!
    Claro que a gente sabe que alguns detalhes eles vão cortar, mas tem coisas que simplesmente não dá para não ter.
    Confesso que ainda não li este livro por pura preguiça! hahahaha
    E, por isso, acabei não vendo o filme também! Eu sou como você, prefiro ler antes... acho que a graça está em ver se tudo acontece na telinha do mesmo jeito que eu imaginei!! Mas fico decepcionada quando isso não acontece! ahahaha

    Mil Beijos
    www.avidaemoutrostons.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taaaay!
      Pois é! Estou tentando me desligar disso senão acabo sofrendo demais, hahahahaha, mas tem coisas que doem o coração mesmo quando a gente vê diferente no filme </3 E ai, leia Garota Exemplar sim, é demais!!

      Beeeijos

      Excluir
  3. Oi, Gabi! É a primeira vez que visito o blog e, nossa, tá lindo, adorei. Sobre a resenha, gostei também. Só acho um pouco difícil comparar adaptação cinematográfica com o filme, por serem tipos de mídias diferentes. Acho que tem que ter bastante cautela ao fazer a comparação, porque dizer que "o livro é melhor que o filme" é muito subjetivo. Inclusive, o livro Garota Exemplar, e o filme, estão entre os meus favoritos <3 É uma história e tanto, hein? hahah
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaaaaay, obrigada! <3 Fico super feliz que tenha gostado do blog, seja bem vinda, hehe!
      E concordo com você, inclusive o próprio público muda, né? Como eu até disse ali no post, achei a adaptação de Garota Exemplar uma das melhores dos últimos tempos, e é praticamente impossível passar tudo pro filme mesmo, por mais que o roteiro, o elenco e o restante seja incrível, como eu achei nesse caso. Mas nada contra quem prefere o filme, ou ama os dois, ou não gosta de nenhum, hehe!

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo