meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Book Club: Fangirl (Rainbow Rowell)

24 abril 2015

Book Club: Fangirl (Rainbow Rowell)



O livro que nós escolhemos para ler e resenhar em Abril no projeto Book Club, foi um dos primeiros livros que li em 2015: Fangirl, da autora Rainbow Rowell. Fiquei com vontade de ler esse livro desde o primeiro momento que o vi no Goodreads! O título e a capa já me chamaram atenção de cara, mas assim que li a sinopse, ele voou para o topo da minha lista de leitura!


Autora: Rainbow Rowell |  Editora: St. Martin's Griffin | Páginas: 459

Esta resenha NÃO tem spoilers!


O livro vai contar a história da Cath, uma garota que é apaixonada por uma série de livros chamada Simon Snow (que é BEM parecida com Harry Potter) e que escreve uma das maiores fanfics sobre o Simon na internet. O enredo começa quando a Cath vai para a universidade com a sua irmã gêmea, a Wren, que ao contrário da Cath, vê a universidade como uma oportunidade de fazer novos amigos e ter novas experiências.

Enquanto a Wren está aproveitando a vida na universidade, a Cath precisa de muito mais esforço para conseguir se adaptar àquela vida tão diferente da que ela estava acostumada. Uma colega de quarto totalmente diferente dela, a dificuldade para relacionar-se, as novas aulas e a dificuldade de conciliar tudo isso com a sua fanfic e todo seu universo como fã de Simon Snow, só tornam a experiência ainda mais complicada.
"Real life was something happening in her peripheral vision."

Vocês não fazem ideia do quanto eu me identifiquei com esse livro. Eu cresci lendo Harry Potter e logo depois descobri o mundo das fanfics. Comecei lendo fics de HP, McFLY e Simple Plan... E depois decidi sentar na frente do computador e escrever também. Passei anos fazendo isso e vivendo nesse universo. Meu gosto pela escrita com certeza vem das horas e mais horas que eu passava criando histórias e postando por aí, coisa que eu faço até hoje.




Eu confesso que antes de ler Fangirl, eu cheguei a pensar "ah, eu provavelmente iria gostar muito mais desse livro ele tivesse sido lançado há alguns anos", mas acho que acabou sendo totalmente o contrário. O fato de eu já ter passado pela mesma coisa que a Cath, só fez com que eu me identificasse ainda mais. É muito desafiador chegar em um lugar com pessoas que não compartilham os mesmos gostos que você ou que não entendem muito bem seu universo, e acho que esse livro retrata isso de uma forma incrível. O que eu mais gostei, é que essa é uma história sobre abrir espaço na sua vida para coisas novas, mas sem abandonar aquilo que você ama só porque todo o resto está diferente.
"Because I'm the kind of girl who fantasizes about being trapped in a library overnight."


Tiveram várias partes em que a Cath tentava explicar mais sobre fanfics e sobre o Simon para as pessoas, mas elas não entendiam o significado real que aquilo tinha pra ela, como sua professora de escrita ou a Reagan e o Leví, por exemplo. Me identifiquei demais com isso e com várias outras partes, como quando a Cath e a Wren vão comprar o último livro da série e começam a chorar porque acabou, hahaha. Potterheads,  se identificam com o sentimento? :P
"'I'm just really active in the fandom.'
'What the fuck is the fandom?'
'You wouldn't understand'."




A autora também colocou pedaços da série Simon Snow e das fanfics da Cath no final de cada capítulo, o que eu achei demais! Terminei o livro amaaaaando o Simon e o Baz e shippando muito os dois! Inclusive, fiquei sabendo ontem que a Rainbow Rowell vai lançar um novo livro, que nada mais é que a fanfic da Cath! Como não amaaaaar? Fiquei muito feliz! Simon, Baz, seus lindos <3




Como uma pessoa que é apaixonada por ler e escrever, eu também me identifiquei muito nesse sentido. Já nem sei quantas vezes eu comecei a pensar nas histórias que eu estava escrevendo e me perdi totalmente do mundo real, ou do quanto as histórias e personagens que a gente cria fazem tão parte da nossa vida, que às vezes a gente sente que eles se escrevem sozinhos. Também amei as aulas de escrita criativa da Cath, fiquei morrendo de vontade de participar, hehe.
"Cath felt like she was swimming in words. Drowning in them, sometimes."



Eu achei esse livro incrível, de verdade. Não só para quem também ama ou amava fanfics, mas também pra quem ama escrever ou que tem qualquer outro hobbie ou paixão. No final das contas, o enredo nos mostra que as coisas que a gente gosta, podem ter um papel muito mais importante na nossa vida do que as pessoas compreendem. Para todo mundo, Simon Snow era só uma série de livros, mas para a Cath, era uma maneira de ajudá-la a enfrentar suas dificuldades não só com a universidade, romances ou com a família, mas também - e principalmente - com ela mesma. Nem sempre nós precisamos amar as mesmas coisas que as outras pessoas amam, mas sempre podemos respeitar a importância que aquilo tem na vida do outro... E acho que isso é o mais importante de tudo.
"'Why do we write fiction?' Professor Piper asked.
Cath looked down at her notebook:
'To disappear.'"

Vejam também as resenhas das outras meninas do projeto:


Já me acompanha por aí?
YoutubeBloglovin | Instagram | Twitter | Goodreads | Lookbook
                        

"Just keep me where the light is." 

Comente com o Facebook:

6 Comentários

  1. Só sei que PRECISO desse livro com a fanfic da Cath ♥

    www.yesshedoes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, eu também, eu também! Quero looooogo!! <3

      Excluir
  2. Nossa Gabi, amei sua resenha! Super verdade isso que você falou dos hobbies.
    E essa edição que você tem é linda também!
    Quero começar a ler em inglês logo, já tenho até um livro <3

    Atena.X.Afrodite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa, que bom que gostou, Isa!
      Aaaaaah, leia sim! É questão de ir treinando <3

      Excluir
  3. Gabi, acha esse livro recomendado para uma adolescente de 14 anos (minha filha) que lê bastante? Minha dúvida é mais a respeito do conteúdo. Obrigada, Michelle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle! Tudo bem? Então, a recomendação desse livro é à partir de 13 anos. É um livro jovem-adulto, então acho que ela vai gostar! :D

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo