meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Blog Tips: O que NÃO fazer para conseguir parcerias

13 julho 2015

Blog Tips: O que NÃO fazer para conseguir parcerias




Uma das perguntas que eu mais recebo no blog ou por email, é de como conseguir parcerias com marcas. Vou fazer um post mais específico com dicas sobre isso, mas hoje decidi falar um pouco sobre algumas coisas que podem prejudicar seu blog na hora de conseguir parcerias. 

1. Pedir parceria x apresentar seu blog

Existe uma diferença enorme entre sair por aí pedindo parceria e apresentar o seu blog! Na minha loja, por exemplo, nós recebemos vários emails de blogueiros pedindo para a marca ser parceira, anunciar e enviar produtos, com várias informações jogadas no email. Isso pode até funcionar algumas vezes, mas é péssimo para a imagem do seu blog, afinal, nenhuma marca vai enviar produtos e anunciar em um blog simplesmente porque o blogueiro pediu. Para anunciar, existe uma pesquisa e um planejamento baseado em informações realmente relevantes sobre o blog. Por isso, aconselho que você tenha um mídia kit bem feitinho falando sobre o seu blog, os assuntos, dados de estatística, falando sobre o público alvo, as formas de anúncio e tudo que você pode oferecer para a marca. Depois, é só enviar um email apresentando o seu trabalho e colocando-se à disposição, pronto! É claro que o ideal é que a marca entre em contato com você, mas como são milhares de blogs por aí, não vejo problema em apresentar-se, desde que da maneira correta e sem insistência. 



2. Escrever emails mal elaborados

O email é a primeira impressão que a marca vai ter de você, por isso ele precisa ser bem elaborado. Na loja, nós também recebemos vários emails pedindo parcerias, mas cheio de erros de ortografia, digitação e sem informações relevantes. Quando for enviar um email apresentando seu blog, tenha certeza de que ele está escrito corretamente e envie junto o mídia kit com informações relevantes. Seja objetivo e organizado, afinal, como a marca vai acreditar que seu blog tem qualidade e credibilidade, se você não conseguir mostrar isso nem no email? Invista seu tempo nisso, tendo em mente que um trabalho bem feito irá gerar muito mais resultados. Se você não tiver tempo, pode contratar um profissional para ajudar. Blogs grandes costumam contratar profissionais para prestar o serviço de assessoria de marketing, mas você também pode contratar serviços de consultoria e profissionais para fazer seu mídia kit, por exemplo. Inclusive, quem precisar de um designer para arte de mídia kit ou cartões de visita, é só falar comigo por email, porque eu presto esse serviço. Também tenho pacotes especiais de consultoria para ajudar a conseguir parcerias e outros objetivos. Site: www.gabicubayachi.com | Email: gabrielacubayachi@gmail.com. 




3. Não considerar o público alvo

Não adianta você ter um blog que fala só sobre livros e querer trabalhar com marcas de maquiagem e vice-versa. Nenhuma empresa vai anunciar em um blog que tenha um público alvo diferente e que não seja um consumidor em potencial. Por isso, conheça o seu público e tenha em mente que para gerar resultados para empresa, seu público deve estar interessado no produto ou na marca. Além disso, mesmo que a empresa decida fazer a parceria, pense se aquele anúncio vai agradar seus leitores ou fazer com que seu blog perca um pouco da identidade. Eu mesma já recusei algumas propostas de parceria, não necessariamente porque a marca ou o produto eram ruins, mas porque não tinham nada a ver com o que eu falo por aqui e porque eu sabia que vocês não iriam se interessar.

4. Aceitar qualquer proposta

Uma coisa que eu vejo muito por aí, são blogueiros aceitando propostas absurdas de marcas simplesmente para ganhar isso ou aquilo. Se o seu blog é pequeno e você não tem muito a oferecer ainda, é claro que é legal você trabalhar com marcas sem cobrar como um blog grande, assim você consegue conteúdos legais para os seus leitores e cria uma base de marcas que você já trabalhou, mas nunca deixe de valorizar o seu trabalho. Muita gente acha que blogar é fácil e qualquer um faz, mas não é bem assim. Um blog de qualidade não nasce de um dia para o outro e é preciso muito esforço, dedicação e comprometimento para que isso aconteça. Se o seu conteúdo é bom e apresenta resultados para a marca, é porque você passou boa parte do seu tempo pesquisando, elaborando posts, tirando fotos, editando, escrevendo e divulgando, além de investir em layout, comunicação, equipamentos, cursos, entre outros. Pense bastante antes de aceitar qualquer proposta. Procure saber se aquela marca é de confiança, se os produtos são de qualidade, se seus leitores vão gostar e se vale a pena.



5. Não ter o que oferecer 

Uma marca só irá firmar parceria ou anunciar em um blog que gere resultados para ela, ponto. Da mesma forma que o blogueiro quer receber novidades, vantagens e produtos, a marca quer receber resultados, seja em vendas, divulgação, acessos, conteúdo ou qualquer outro objetivo que ela tenha em mente. Se você acha que ainda não tem muito a oferecer, espere um pouco para ir atrás, ou então procure sistema de parcerias que tragam vantagens baseadas em resultados, como programas de afiliados, por exemplo. Trabalhe bastante com seu blog, gere conteúdos legais, fidelize seus leitores e tenha algo bom a oferecer. Dessa forma, seu trabalho é muito mais valorizado e tanto você quanto a empresa conseguem resultados bem melhores.

6. Não levar os leitores em consideração 

Nunca, nunca, nunca indique no seu blog algo que você sabe que é ruim e que seus leitores não vão gostar. Não importa se você está recebendo bastante dinheiro ou se a marca é sua parceira. Se você não gosta de algo e não quer prejudicar a marca, entre em contato com eles e diga que você não gostou, então prefere não postar. Leve em consideração que seus leitores confiam em você e na sua opinião, e que eles estão gastando o dinheiro e o tempo deles em algo que você indicou. É claro que muita coisa é opinião e que eles podem não gostar de algo que você achou o máximo, mas isso é muito diferente de você indicar alguma coisa que você não conhece ou sabe que não é legal. Já vi blogueiros indicando até remédio por aí, o que é um absurdo sem fim. Tenha em mente que você é um formador de opinião e que não é só a sua vida, seu tempo e seu dinheiro em jogo. Fale só do que você entende, seja honesto e não coloque sua credibilidade em jogo.


Bom, esses são alguns itens que eu considero super importantes! E vocês, o que acham? Se tiver algum assunto que querem que eu fale na série Blog Tips, é só dizer!


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10 Comentários

  1. adorei as dicas gabi e concordo plenamente com você! eu ando estudando muito para o blog, tentando me reinventar, melhorando o meu mídia kit entre outras coisas bem específicas do blog. Suas dicas ajudaram muito e espero que muitas outras blogueiras também se inspirem e comecem a buscar mais e mais as melhorias dos seus espaços.

    Beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

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  2. Oi gabi!
    Preciosas dicas, gostei muito. Eu vejo como uma curiosidade minha sobre como você se porta diante dessas situações. E claro, até mesmo pra mim que não promovo meu blog, aprendo com você caso eu queira algum dia fazer isso.
    Parabéns!
    Bjo

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  3. Resumindo: trate o seu blog como um trabalho e não um mero passatempo se você quiser crescer!
    Tem que ter responsabilidade, tem que se preocupar com escrita, tem que estara atento a apresentação do seu produto!

    Ótimas dicas, Gabi!

    Beijos,
    Mani Piñeiro

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  4. Adoro essa série de posts, Gabi, e muita coisa do que você falou é só pensar um pouquinho e ver que não tem cabimento mesmo. Aquela história do "semancol" né?
    Ainda não tenho nenhuma parceria, só programas de afiliados que eu mal uso, rs.

    Beijo!
    Atena.X.Afrodite

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  5. Muito bacana essas dicas Gabi. Super esclarecedoras. Acho que tem muita gente que acredita que conseguir parcerias é algo fácil e acaba agindo de maneira completamente errada no desespero de conseguir algo.

    Beijos!
    http://colorindonuvens.com

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  6. Gabi ótimas dicas. Sempre gosto de ler suas dicas porque você fala tudo que um blogueiro tem que saber se quer crescer de verdade nesse mundo bem competitivo. A suas dicas serve de mais pra mim é para meus leitores também, vou colocar esse post como meus favoritos do mês de Julho. Beijos xuxu

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

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  7. Super amei o post, muito legal!! Te espero no meu blog, beijinhos <3

    http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/

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  8. OI OI Gabi, lacrou no post ein!? acabei de conhecer o seu blog pelo facebook e já virei fã! favoritado! recentemente eu postei sobre "truques para fracassar com o seu blog" e é bem nessa linha... o meu blog é bem novinho ainda (menos de 4 meses) e eu espero estar andando no caminhos certo. Eu vi a tua atualização pelo meu FEED DO FACEBOOK e vim correndo.
    Um beijo, Um queijo ...
    DANIELE ♥

    PORDANIELE.COM

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  9. Adorei as dicas, Gabi. Cada tópico foi bastante informativo e deu para ter uma ideia geral de como funciona. Nunca entendi muito bem como funciona esses programas de afiliados. Você faz parte de algum? Recomenda esse tipo de abordagem? Seria legal ter mais informações sobre esse tema por aqui. Beijão e continue com as dicas, está ajudando muita gente, inclusive eu.
    www.gemadeovo.com.br

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  10. Faz um post falando como surgiu a ideia de criar o blog e como foi todo o processo!!! tenho vontade de criar um mas nao tenho a menor ideia de por onde começo, tenta da alguma inspiraçao e coragem pra pessoas como eu haha

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