meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: 10 coisas que aprendi com Harry Potter!

31 outubro 2015

10 coisas que aprendi com Harry Potter!



Todo mundo que me conhece sabe que eu amo Harry Potter! Minha adolescência foi marcada por dias inteiros lendo e relendo os livros, maratonas de filme, indo a sessões da meia noite no cinema, fazendo contagens regressivas para os lançamentos, participando de fóruns, sites, comunidades no Orkut, tentando adivinhar o que ia acontecer nos próximos livros e apertando o braço de quem quer estivesse do meu lado no cinema toda vez que aparecia a logomarca da Warner... Enfim, o que todo Potterhead faz, haha! Como hoje é Dia das Bruxas, decidi fazer um post especial contando algumas das milhares de coisas que aprendi nesse universo que eu tanto amo!

1. A intolerância é o maior veneno do mundo


Vamos lembrar que tudo isso começou simplesmente por causa de intolerância. Voldemort - com ódio da própria família e procurando honrar Salazar Slytherin - acreditava que somente os "sangue puros" eram bruxos e estava disposto a fazer o necessário para acabar com todo o resto: mestiços, trouxas e nascidos trouxas. Para quem não sabe, essa narrativa é baseada no nazismo e na Segunda Guerra Mundial, e a J.K. fez questão de mostrar que esse tipo de preconceito e intolerância existe mesmo no mundo bruxo. A busca pela pureza na sociedade, o elitismo e o preconceitos tratados em Harry Potter parecem absurdos, mas são problemas que infelizmente existem até hoje. Estamos rodeados de intolerância o tempo todo, seja em relação a política, religião, sexualidade, classe social, entre milhares de outros exemplos. Todos os dias nos deparamos com casos de violência por causa da incapacidade do ser humano em aceitar o outro... Nossa sociedade está lotada de Comensais da Morte. É para parar e pensar, não é? 

2. Existem muitas formas diferentes de coragem 



Seja lutar contra um trasgo, convidar uma garota para o Baile de Inverno ou se entregar para morrer: há diversas situações que demandam coragem, e às vezes precisamos enfrentar nossos medos e inseguranças do nosso jeito. Ter coragem não é fazer algo sem ter medo, mas fazer algo apesar do medo. Às vezes, precisamos seguir as aranhas... Um passo de cada vez.

3. Tudo bem ser diferente



Ser diferente não significa ser melhor ou pior do que o outro. Não importa se você é da Sonserina, Grifinória, Corvinal ou Lufa Lufa, porque são as diferenças que tornam cada um especial. Quanto mais cedo aceitarmos isso, mais cedo ficarmos livres para sermos nós mesmos.

4. Nós somos os nossos maiores escudos


Para quem não sabe, a J.K. criou os dementadores quando estava com depressão, para representar a doença e a forma como ela nos afeta. A tristeza inesgotável, o frio, a escuridão, o desespero... Tudo isso pode ser derrotado por nós mesmos. Quando o Lupin ensina o feitiço do Patronum, ele pede para o Harry pensar nas suas lembranças mais felizes e focar nelas. Quanto mais feliz a lembrança, mais forte o feitiço e maior o escudo contra os dementadores. Nossa arma contra a escuridão está dentro da gente, só precisamos saber como usá-la. Segundo o Lupin, chocolate também ajuda, viu?

5. É importante lembrar de sorrir de vez em quando



Se tem uma coisa que o Fred e o George me ensinaram, é que não devemos levar a vida tão a sério. Em mundo cheio de coisas ruins acontecendo o tempo inteiro, às vezes é difícil nos lembrarmos de sorrir, nem que seja por algo bobo. Pra mim, os gêmeos representam a luz no meio da escuridão, por mais clichê que isso possa soar. 

6. Família é tudo

O que eu mais amo no Harry, é o quanto ele valoriza as pessoas na vida dele. Não importa se ele tem uma fortuna no banco ou se o mundo bruxo o idolatra, a única coisa que ele sempre quis foi pertencer a algum lugar. Às vezes a nossa família é simplesmente a nossa família, mas às vezes, como no caso do Harry, nossa família pode ser um pouco diferente... E nunca é menos importante por causa disso. 

7. Sonhe, mas não se esqueça de viver




Lembram quando o Harry descobre o espelho de Erised e fica obcecado por ele? E aí o Dumbledore diz que "Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver". Pra mim esse é um dos momentos mais tristes, mas também mais reais da série, simplesmente porque é verdade. Sonhar é bom, é essencial. Mas às vezes precisamos sair um pouco do mundo dos sonhos e olhar em volta para não deixar a nossa vida passar. 

8. A bondade não precisa de reconhecimento



Ter reconhecimento por ter feito o bem é ótimo, mas fazer o bem sem esperar reconhecimento é ainda melhor. Uma das principais reviravoltas na série é quando a gente descobre que o Snape era apaixonado pela Lily e que sua principal missão durante todos aqueles anos era proteger o Harry. Sua lealdade estava com Dumbledore, com Harry, com a Lily e com ele mesmo. E o fato de descobrirmos isso somente quando o Harry entra nos pensamentos dele na Penseira - depois que o Snape morre -, só reforça ainda mais a ideia de que nós não precisamos fazer o bem para impressionar os outros ou ter qualquer tipo de reconhecimento, pelo contrário, às vezes precisamos até sair como o vilão na história pelo bem dos outros. O melhor tipo de bondade, na minha humilde opinião, é aquela que não espera nada em troca. 

9. Às vezes, você só precisa acreditar em si mesmo




Lembram quando o Harry finge ter colocado Felix Felicis no suco do Rony antes do primeiro jogo de Quadribol dele? Por acreditar que vai ter sorte por causa da sorte líquida, ele vai para o jogo extremamente confiante e acaba arrasando. Depois, descobre que não tinha nada na sua bebida e que o fato de ter jogado bem foi simplesmente porque tinha acreditado em si mesmo. Nós somos capazes de muito mais do que imaginamos, às vezes só precisamos de um empurrãozinho para acreditarmos.

10. As pessoas mudam


Acho que um dos momentos mais difíceis para o Harry, foi quando ele descobriu que o James não era exatamente como ele imaginava. E aí o Sirius fala uma verdade pra ele: as pessoas mudam. Isso significa que as coisas ruins que ele fez foram esquecidas? Com certeza não. Inclusive, sabemos que o Snape nunca conseguiu realmente superar todas as maldades que sofria pelas mãos do James. Mas essas coisas também não o definiam. Com o passar dos anos, ele cresceu, amadureceu e tornou-se um amigo, marido e pai incrível. E isso nos ensina muita coisa: as pessoas não são simplesmente "boas" ou "ruins", nossas ações não afetam só a nós mesmos, mas às também pessoas ao nosso redor... E o principal: nunca é tarde para escolher ser uma pessoa melhor. 

E aí, Potterheads? Concordam com essas coisas? ❤ Feliz Dia das Bruxas! 

Já me acompanha por aí?
YoutubeBloglovin | Instagram | Twitter | Goodreads 
       

"Just keep me where the light is." 

Comente com o Facebook:

16 Comentários

  1. Para, quero chorar. Que post PERFEITO!
    Amo Harry Potter e concordo com tudo que você escreveu. Sei lá, estou sem palavras... não acrescentaria nada no que você falou ♥

    www.chuvadejujubas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, obrigada! Que bom que gostoooou, Ju!! <3

      Excluir
  2. Post top! Poderiamos listar bem mais coisas né, mas essas 10 foram sensacionais mesmo <3
    #HPforever

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca! Que bom que gostou, obrigaaada! <3
      E siiiim, é tanta coisa que não cabe em um post só, hehe!

      Excluir
  3. Vou te confessar nunca vi todos os filmes, e muito menos que eles tinham tanto a nos ensinar, serio, seu post ficou incrivel mesmo, se trouxe uma mensagem de um filme que geral conhece e muitas vezes nem nota, e varias coisas que eu precisava ler ,obrigada.
    Amei o blog,é primeira vez de muitas aqui no seu cantinho viu, vou seguir pra poder acompanhar. O layout ta impecável.

    escrevendodepijama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rapha!
      Que comentário mais gostoso de ler, muito obrigada, viu? Fico super feliz em saber que gostou do post e do blog, seja mais do que bem vinda! <3

      Excluir
  4. não achei o botão para seguir :( , como faz?

    escrevendodepijama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainnn, não tem como seguir pelo Google/Blogger, mas aqui são as redes sociais:

      Bloglovin: wherethelightis
      Fanpage: www.facebook.com/blogwherethelightis
      Instagram e Snap: officialgabi

      <33333

      Excluir
  5. Oi Gabi, você escreveu tuuudo o que eu penso sobre esta incrível obra literária... assisti todos os filmes com meus filhos e agora eles estão começando a ler e sempre falo tudo que você escreveu aqui... parabénsss!!! Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janeeee! Que lindo seus pequenos assistindo <3 É tão bom ver essa série sendo passada pra outras gerações!
      Muito obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  6. Você me fez chorar, amiga...
    Eu sinto muita falta de Harry nas nossas vidas... muito mesmo. Apesar de saber que todas as histórias e todo esse universo sempre existirá. Mas realmente...seu post ficou muito bom e me emocionou de verdade.
    Melhor pastagem do blog! Parabéns, amo você amiga!
    - Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua lindaaaaaaaaaa :'(
      Morro morro morro de saudade de ter algo a esperar, mas é tão bom saber que, como vc mesma disse, essa universo sempre existirá <3 VEM PRA GENTE FAZER MARATONAAAAAAA! Amo mais!

      Excluir
  7. Concordo sem dúvidas com essa lista, ainda mais a parte do "tudo bem ser diferente" hahaha
    Adorei o post! Beijos
    http://www.poetizandomoda.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroool! Awww, que bom que gostou <333

      Excluir
  8. Eu tenho uma vontade enorme de ler é assistir Harry Poter, você acredita que eu nunca li ou assistir nada da saga? Tenho uma vontade enorme, é acho que vou começar 2016 a ler os livros. Gabi faz um post com dicas de livros para as pessoas que nunca leram Harry Poter, quais os livros começar... Beijos <3 http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joooicy!
      Ai, leia leia leia! Hahahaha sério, indico pra todo mundo, é amor demais! :D E ahhh, posso fazer sim! Já está na listinha aqui! <3

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo