meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Lifestyle: 6 dicas para você ser mais produtivo

04 julho 2016

Lifestyle: 6 dicas para você ser mais produtivo



Eu tenho um SÉRIO problema com produtividade. Não é nem um problema de procrastinação e de deixar coisas para depois, mas sim de organização. Vocês sabem que eu tenho vários projetos diferentes, não é? Trabalho com design/publicidade, tenho uma empresa de fotografia, uma loja online, estudo teatro e ainda mantenho o blog. Nas horas vagas, quero ler, escrever, desenhar e ainda encontrar tempo para outras coisas, como fazer exercícios, cuidar da saúde, ver pessoas, haha! Trabalhando em casa, fica muito mais difícil conseguir me dedicar a tudo isso de uma maneira produtiva. 

Durante os últimos dois anos, aprendi várias coisas (na marra mesmo!) que me ajudam diariamente a não surtar, hehe. Reuni algumas dicas aqui neste post e espero que elas ajudem quem passa pelo mesmo problema. Quem tiver mais dicas, fica à vontaaaaade pra compartilhar! Vou amar saber e incorporar na minha rotina também! :D


1. Organize seu espaço

Eu deixei de dar atenção à essa dica durante muito tempo, mas eventualmente acabei descobrindo a importância dela. Tire um tempo do seu dia (sério, dez minutinhos!) para organizar seu espaço! Jogue fora aqueles papéis que você não vai mais usar, guarde suas coisas de uma maneira prática para que você saiba onde estão, faça aquela limpa no seu computador, invista em uma iluminação boa pro seu espaço e em uma cadeira confortável, se possível. Tenha um lugar - seja ele em casa ou no escritório - que você se sinta bem. Muitas vezes o que atrasa nosso dia é aquela confusão de não saber onde estão as coisas e de se sentir sufocado no meio da bagunça. Uma vez que seu espaço físico está organizado, você pode dedicar-se ao seu espaço mental, isso faz sentido? :D

2. Faça listas de tarefas
Isso é uma coisa que me ajuda MUITO! Tentei me virar sem listas por muito tempo, mas não tem jeito, gente. Não da pra confiar na memória e quanto mais você tenta guardar as coisas na cabeça, mais você perde sua concentração no trabalho em si. Anote tudo que você precisa fazer, tudo mesmo. Existem várias maneiras diferentes de fazer listas, pode ser no celular, no computador e até usando nuvem para que todos os seus equipamentos fiquem sincronizados. Para mim, o que funciona mesmo é papel. Meu maior erro durante muito tempo foi tentar fazer listas em vários lugares ao mesmo tempo. No começo deste ano eu descobri o método de organização do Bullet Journal e foi o que mais funcionou pra mim! Se quiserem, posso fazer um post mais detalhado sobre ele! Mas tem mais informações aqui no site

3. Programe seu dia

Isso eu faço junto com as listas. Eu gosto de me organizar por semana, assim eu tenho uma visão mais ampla de tudo que eu tenho que fazer. Geralmente eu escrevo em um caderno TODAS as minhas tarefas da semana e, na frente de cada tarefa, escrevo o dia em que eu quero realizá-las e ainda deixo um asterisco nas tarefas com prioridade. Existem tarefas básicas que eu realizo todos os dias, como responder emails, por exemplo, mas essa lista semanal me ajuda bastante. Uma dica importante: não fique preso às suas listas ou ao seu planejamento. No começo, eu organizava até os horários, mas é inevitável que surjam coisas durante o dia que não estavam programadas, então eu uso as listas como uma base mesmo e assim não me frustro quando surge um compromisso não planejado no meio do meu dia. 

4. Antes feito do que perfeito!

Essa dica eu mesma estou tentando aprender e fico feliz de estar finalmente conseguindo em 2016. Meu problema é que eu sempre quero que as coisas saiam perfeitas e acabo revisando-as milhares de vezes antes de ir em frente. Seja em um trabalho de design, um email ou um post no meu blog. Estou tentando desapegar de algumas coisas que eu sei que na verdade só eu ligo, sabem? Claro que isso não significa fazer as coisas de qualquer jeito, mas realmente pensar se vale à pena mesmo ficar mastigando certas coisas por tanto tempo. Às vezes eu demoro tanto pra fazer alguma coisa, que quando consigo, elas já não tem tanta importância. Não perca oportunidades e não durma no ponto por pensar demais.

5. Saiba dizer "não"

Outra dica que estou levando tanto para o trabalho, quanto para a vida pessoal. Perdi as contas de quantas vezes cedi ao pedido dos outros porque não queria ser chata, mas acabei me prejudicando no processo. Estou finalmente aprendendo a ser chata e dizer "não posso", não porque eu não quero, não porque não me importo, mas realmente porque não posso. E ah! Isso vale com você também. Aprender a dizer não para si mesmo pode ser um desafio e tanto também. Saiba seus limites, senão você acaba surtando! 

6. Mantenha o foco

Não importa se você é como eu e tem mil projetos diferentes, o importante é que você saiba como administrá-los. Eu ainda apanho muito com isso, mas tem ficado mais fácil com o tempo. Meu Bullet Journal me ajuda muito, porque nele consigo ver tudo que quero fazer em todas as áreas da minha vida e saber o que é prioridade e o que não é. Montei inclusive uma grade como na escola e na faculdade, e encaro cada um dos meus projetos como uma matéria diferente. Distribuo eles durante a minha semana para que nenhum fique abandonado e quando começo uma tarefa, tento levá-la até o final. Ficar pensando no próximo item da lista pode desconcentrá-lo, então foque em uma coisa. Terminou? Vá para a próxima. Se ajudar, você pode estipular um tempo médio para cada tarefa. Feche suas redes sociais e concentre-se naquilo durante aqueles X minutos que você tem. 

7. Não arraste tarefas

Sabe aquela tarefa que não é prioridade e você sempre deixa pra depois? Está na hora de livrar-se dela! Eu, por exemplo, estava enrolando há meeeeses pra fechar uma conta no banco. Só de pensar em sair da minha casa e ir até lá lidar com burocracia durante horas, já me dava um desânimo enorme. No dia que eu fui, não demorou nem 10 minutos e eu ainda ganhei chocolate, haha. Só então eu percebi o quanto aquela tarefa me assombrou por MUITO mais tempo do que deveria, só porque eu estava enrolando para terminá-la. Existem coisas que são chatas e que da pra fazer depois, mas ficam martelando nossa cabeça. Get it done! 


Ufa! Essas são algumas das coisas que eu faço para ser mais produtiva e que funcionam bem. Se quiserem, posso fazer mais posts sobre esse assunto por aqui! Me falem o que gostariam de ver <3 

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2 Comentários

  1. Que post mais lindo e completinho, amei e com certeza vai estar nos meus links no final do mês no Blog.
    Parabéns.
    Beijinhos
    www.meninacaprichosa.com

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    Respostas
    1. Ebaaaaa, que bom que gostou Aalanna, fico super feliz!
      E poxa, muito obrigada por compartilhar <3

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