meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Literatura: Garoto 21 (Matthew Quick)

02 agosto 2016

Literatura: Garoto 21 (Matthew Quick)


Maaaaaais um livro do Matthew Quick aqui no blog, eba! Acho que já é seguro dizer que todos os livros dele entram automaticamente na minha lista de leitura assim que são lançados, hehe! O último lançamento aqui no Brasil foi Garoto 21, publicado pela Intrínseca!

Autor: Matthew Quick | Editora: Intrínseca | Páginas: 272
Esta resenha NÃO tem spoilers!



O livro narra a história do Finley, um adolescente que vive com o pai e o avô na cidade de Bellmont, na Irlanda. Calado, introspectivo e constantemente rodeado pelos perigos da cidade - que além de violenta, é comandada pela máfia irlandesa local -, Finley encontra conforto no basquete e na namorada, Erin. Apesar de não ter nenhum talento nato para o esporte, ele é extremamente esforçado e luta para manter sua posição no time titular da escola. Quando a temporada de competições se aproxima, ele já tem tudo programado, planejado e pensado... Pelo menos até seu treinador apresentá-lo a Russ, um dos melhores jogadores juvenis de basquete do país, que mudou-se para Bellmont para morar com os avós depois de ter tido os pais assassinados. Russ joga na mesma posição de Finley, mas não tem interesse algum em jogar ou fazer qualquer outra coisa além de se apresentar como Garoto 21 e falar sobre o espaço. E agora? Como Finley pode continuar seus planos se precisa ajudar Russell? Por que o treinador escolheu bem ele? Se ele conseguir Russell a voltar a jogar basquete, sua posição no time será perdida?



Confesso que quando li a sinopse do livro, pensei que fosse ser uma trama bobinha, mas gente, o Matthew não me decepciona! Comecei a ler esse livro e quando vi já estava na metade, simplesmente porque ele escreve de uma maneira muito envolvente e cativante. Além disso, ele também trabalha com capítulos bem curtinhos, o que faz com que você sempre decida ler "só mais um", hehe. O Finley é aquele personagem fácil de gostar e que nos desperta uma certa curiosidade. Por que ele é tão calado? O que aconteceu com sua mãe? Qual a história da sua família? Seu avô, seu pai e a Erin são igualmente cativantes e, quando você percebe, já está torcendo pela felicidade de todos eles.


Não quero falar muito sobre o Russ ou sobre o relacionamento dele com o Finley, porque uma das coisas que mais gostei desse livro foi ver a forma como isso foi desenvolvido. A maioria dos young adults que leio são sobre romances, mas Garoto 21 se destaca principalmente por ser um livro sobre amizade, o que é uma delícia de ler. Eu amo a forma como o Matthew constrói seus personagens e consegue trazer uma boa carga emocional em um livro aparentemente leve. Essa é uma daquelas leituras fluídas, rápidas e que parece simples, até você chegar no final e perceber a quantidade de questionamentos e ensinamentos que ela provocou.

Ah! Destaque para essa edição linda! A Intrínseca sempre arrasa nas capas e na identidade visual dos livros do Matthew, né? É um mais fofo do que o outro, hehe!



Onde comprar: Submarino | Americanas | Shoptime



Para quem tiver curiosidade em ler as resenhas dos outros livros dele que já postei por aqui, lá vai:




* Isto não é um publieditorial. Recebi esse livro da editora Intrínseca para que eu pudesse dar minha opinião real e sincera sobre ele, como faço em todas as minhas resenhas. Nunca indico aqui o que eu não gosto, ok?

Já me acompanha por aí?
YoutubeBloglovin | Instagram | Twitter | Goodreads | Lookbook
    

"Just keep me where the light is." 

Comente com o Facebook:

4 Comentários

  1. Como todas as suas resenhas são boas essa não poderia deixar de ser.
    Adorei mesmo, estou curiosa com esse livro e quero muito ler.

    www.meninacaprichosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que linda, muito muito obrigada! <3
      E yaaay, leia sim!

      Excluir
  2. Oi Gabi, tudo bem? Amei as fotos! Nunca li nenhum livro do Matthew Quick, mas amei a premissa dessa história além dessa capa maravilhosa! Adorei esse tom de laranja. Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beeela! :D Aii, quando tiver a oportunidade, leia! Eu adoro os livros dele, ainda não li todos, mas os que eu li achei ótimos, hehe! <3 E obrigaaada, fico feliz que tenha gostado das fotos!

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo