meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Literatura: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo (Benjamin Alire Sáenz)

16 setembro 2016

Literatura: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo (Benjamin Alire Sáenz)


A resenha de hoje é de um dos meus livros favoritos de 2016 até agora: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, do autor Benjamin Alire Sáenz! 

Autor: Benjamin Alire Sáenz | Editora: Seguinte | Páginas: 390


O livro acompanha o ponto de vista do Aristóteles (ou Ari!), um garoto que mora com os pais em El Paso, no Texas. Ari é um garoto introspectivo, que não fala muito, não tem muitos amigos e vive com milhares de perguntas dentro de si. Apesar de ter um relacionamento próximo com a mãe, ele vê dificuldade em aproximar-se do pai, um ex veterano de guerra que também prefere guardar seus sentimentos sobre a guerra em vez de falar sobre eles. Além disso, Ari também nunca superou realmente o fato de seu irmão mais velho estar preso. Sua vida é comum e nada de muito extraordinário acontece... Pelo menos até ele conhecer Dante na piscina pública da cidade. Dante é tudo aquilo que Ari não é: confiante, sensível, desenvolto, apaixonado por tudo que envolve arte e extremamente conectado ao mundo à sua volta. No mesmo instante, a ligação entre os dois é inegável, e assim começa uma amizade e um verão cheio de descobertas, risadas, amor e muito companheirismo.


Não tenho nem palavras para descrever o quanto eu amei esse livro. Uma coisa que eu acho engraçada é que alguns livros acabam provocando sensações, e pra mim essa leitura tem um gostinho de noites quentes de verão, nostalgia e uma familiaridade enorme. Como comentei no vídeo de leituras de Julho, esse livro não tem uma premissa específica, sabem? As coisas vão acontecendo, e talvez por isso ele acabe tornando-se algo mais real e instigante, afinal, nem sempre a vida é cheia de acontecimentos loucos e inusitados! Muitas vezes a graça está nas coisas simples. O Ari e o Dante nos mostram um mundo cheio de momentos simples, mas completamente únicos. Conversas, piadas internas, livros, poesias, desenhos, risadas, perguntas... Tudo isso faz parte da relação deles e é construído de uma forma tão incrível que nos sentimos ali, junto com eles.


Fiquei bem feliz também com a maneira como o autor escolheu trabalhar com as personalidades tão contrastantes dos dois. Em momento algum vemos Ari ou Dante diluírem si mesmos para conseguirem adaptarem-se ao outro, sabem? Pelo contrário, eles aprendem não só a conviver com as diferenças, como também enxergá-las como algo novo e digno de respeito. Eles também nos mostram que tem muito mais em comum do que pensam, e encontram um no outro uma maneira de aprenderem a lidar com suas próprias inseguranças, dúvidas e sentimentos.

Outra coisa que amei no livro foi a relação dos dois com suas famílias, e das famílias entre si. Ah! E claro que o fato de a história ser nos anos 80 é algo incrível também e que só deixou a atmosfera do livro ainda mais nostálgica. Sobre a escrita do Benjamin Sáenz: que coisa linda! Esse foi o primeiro livro do autor que eu li, mas com certeza não vai ser o último. Mesmo com capítulos curtos e uma linguagem bemsimples, ele consegue nos trazer frases maravilhosas e uma narrativa poética que da gosto de ler.


Acredito que esse é um daqueles livros que você nem sempre vai se identificar, mas há altas chances de você se enxergar no Dante, no Ari ou até mesmo um pouco em cada um. É um livro que aborda vários temas, tabus e dúvidas que acho importantíssimos serem discutidos, ainda mais tratando-se de um young adult. Assim que terminei de ler, já comecei a sentir saudade dessas personagens, hehe. Recomendo muito! 

“Ser cuidadoso com as pessoas e as palavras era algo belo e raro.”

“Talvez vivêssemos entre a dor e a cura.”


Onde comprar: Submarino | Americanas | Shoptime

* Isto não é um publieditorial. Recebi esse livro da editora para que eu pudesse dar minha opinião real e sincera sobre ele, como faço em todas as minhas resenhas.
Já me acompanha por aí?
YoutubeBloglovin | Instagram | Twitter | Goodreads | Pinterest
    

Comente com o Facebook:

6 Comentários

  1. EU AMOOOOO ESSE LIVRO!! <3 Simplesmente não conseguia parar de ler e levei a madrugada todo! Achei uma história tão gostosa e me vi grifando frases preferidas a cada capitulo! Que bom que você também gostou gabi *---*
    Beijocas :**
    www.amosoublog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiin, é amor DEMAIS né Ingra? Eu amei muito! Foi uma surpresa tão boa!! <3

      Excluir
  2. Como assim não não conhecia esse livro do selo Seguinte?
    Quero ler já *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia simmmm Clayci, é um amor! <3

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo