meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Literatura: Pax (Sara Pennypacker)

20 fevereiro 2017

Literatura: Pax (Sara Pennypacker)


Quem aqui tem ou já teve um bichinho de estimação? Se for o seu caso, é provável que esse livro acabe te cativando e até arrancando algumas lágrimas, hehe. 

Autora:
Sara Pennypacker | Editora: Intrínseca | Páginas: 288
Esta resenha NÃO tem spoilers!


"Pax" conta a história de Peter, um garoto de 12 anos que se vê obrigado a abandonar sua raposa de estimação quando o pai vai pra guerra e ele, por sua vez, precisa ir morar com o avô. Mesmo contrariado, ele segue as ordens do pai e deixa Pax em um bosque, torcendo para que ela consiga sobreviver, afinal, ela foi resgatada e domesticada por ele quando ainda era filhote, e não está acostumada à vida selvagem. 

Os capítulos do livro são alternados entre o ponto de vista de Peter e o de Pax, fazendo com que possamos acompanhar a jornada dos dois à partir da separação. Peter, extremamente arrependido, parte sozinho em busca de sua raposa que, por sua vez, busca entender o porquê de seu menino abandoná-la, ao mesmo tempo que tenta sobreviver dia após dia.   


No decorrer da história, ambos deparam-se com obstáculos, questionamentos e medos, mas também podemos vê-los crescer - cada um por si -, amadurecer e viver novas experiências. Queremos tanto ver Peter e Pax reunidos, que acabamos devorando uma página atrás da outra. Nunca tinha lido nada da Sara, mas gostei muito da escrita dela: simples, mas com muita sensibilidade. A maneira como ela humanizou Pax e descreveu seus sentimentos deixou o livro ainda mais cativante. Eu, que sou apaixonada por raposas, fiquei ainda mais encantada por elas depois da leitura.

Além da trama que envolve Peter e Pax, a autora também trabalhou de uma forma bem sutil vários outros assuntos, como a guerra, a natureza dos homens e a relação deles com os animais. Também falou sobre autoconhecimento, traumas e superações. Durante a leitura, podemos ver claramente a evolução de cada personagem e das relações entre eles. 


Peter se vê obrigado a crescer, e precisa enfrentar seus sentimentos em relação à morte da mãe, ao relacionamento distante com o pai e à separação com sua raposa. Será que ele realmente está destinado a repetir os erros do pai e tornar-se como ele, ou será que realmente existe uma escolha? Pax, por sua vez, passa a enxergar os humanos com outros olhos e se vê pela primeira vez na natureza, onde deveria ter crescido. São jornadas diferentes, mas vemos ambos perderem sua inocência quando são obrigados a enfrentar o mundo real pela primeira vez. 


Não quero falar muito para não dar spoilers, mas posso dizer que essa leitura me cativou com a sua simplicidade. É um livro que eu inclusive recomendaria tanto para adultos, quanto crianças. Também preciso registrar aqui que essa edição é simplesmente maravilhosa, com capa dura, folhas amareladas e ilustrações lindas! 


Onde comprar: Submarino | Americanas | Shoptime


* Isto não é um publieditorial. Recebi esse livro da editora Intrínseca para que eu pudesse dar minha opinião real e sincera sobre ele, como faço em todas as minhas resenhas. Nunca indico aqui o que eu não gosto, ok?


Já me acompanha por aí?
YoutubeBloglovin | Instagram | Twitter | Goodreads | Pinterest
    

Comente com o Facebook:

2 Comentários

  1. Ano passado eu perdi minha cachorrinha foi tão dolorido, esse ano ganhei uma gatinha, é um amor tão intenso que temos por seres tão fofoos! <3
    Achei o livro bem intenso, fiquei bastante curiosa para descobrir tudo que acontece com os personagens, espero que tenha tido um final feliz! Já anotei na minha listinha literária.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      Sinto muito pela sua perda :( Ano passado perdi minha gatinha e é uma dor inexplicável mesmo, que só quem passa entende né? E que amorrrrrrr que você ganhou uma gatinha! <3 Animais são TUDO de bom!

      Excluir

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo