meta content='WhereTheLightIsBlog' property='fb:admins'/> Where The Light Is - Por Gabriela Cubayachi: Literatura: Pax (Sara Pennypacker)

20 fevereiro 2017

Literatura: Pax (Sara Pennypacker)


Quem aqui tem ou já teve um bichinho de estimação? Se for o seu caso, é provável que esse livro acabe te cativando e até arrancando algumas lágrimas, hehe. 

Autora:
Sara Pennypacker | Editora: Intrínseca | Páginas: 288
Esta resenha NÃO tem spoilers!


"Pax" conta a história de Peter, um garoto de 12 anos que se vê obrigado a abandonar sua raposa de estimação quando o pai vai pra guerra e ele, por sua vez, precisa ir morar com o avô. Mesmo contrariado, ele segue as ordens do pai e deixa Pax em um bosque, torcendo para que ela consiga sobreviver, afinal, ela foi resgatada e domesticada por ele quando ainda era filhote, e não está acostumada à vida selvagem. 

Os capítulos do livro são alternados entre o ponto de vista de Peter e o de Pax, fazendo com que possamos acompanhar a jornada dos dois à partir da separação. Peter, extremamente arrependido, parte sozinho em busca de sua raposa que, por sua vez, busca entender o porquê de seu menino abandoná-la, ao mesmo tempo que tenta sobreviver dia após dia.   


No decorrer da história, ambos deparam-se com obstáculos, questionamentos e medos, mas também podemos vê-los crescer - cada um por si -, amadurecer e viver novas experiências. Queremos tanto ver Peter e Pax reunidos, que acabamos devorando uma página atrás da outra. Nunca tinha lido nada da Sara, mas gostei muito da escrita dela: simples, mas com muita sensibilidade. A maneira como ela humanizou Pax e descreveu seus sentimentos deixou o livro ainda mais cativante. Eu, que sou apaixonada por raposas, fiquei ainda mais encantada por elas depois da leitura.

Além da trama que envolve Peter e Pax, a autora também trabalhou de uma forma bem sutil vários outros assuntos, como a guerra, a natureza dos homens e a relação deles com os animais. Também falou sobre autoconhecimento, traumas e superações. Durante a leitura, podemos ver claramente a evolução de cada personagem e das relações entre eles. 


Peter se vê obrigado a crescer, e precisa enfrentar seus sentimentos em relação à morte da mãe, ao relacionamento distante com o pai e à separação com sua raposa. Será que ele realmente está destinado a repetir os erros do pai e tornar-se como ele, ou será que realmente existe uma escolha? Pax, por sua vez, passa a enxergar os humanos com outros olhos e se vê pela primeira vez na natureza, onde deveria ter crescido. São jornadas diferentes, mas vemos ambos perderem sua inocência quando são obrigados a enfrentar o mundo real pela primeira vez. 


Não quero falar muito para não dar spoilers, mas posso dizer que essa leitura me cativou com a sua simplicidade. É um livro que eu inclusive recomendaria tanto para adultos, quanto crianças. Também preciso registrar aqui que essa edição é simplesmente maravilhosa, com capa dura, folhas amareladas e ilustrações lindas! 


Onde comprar: Submarino | Americanas | Shoptime


* Isto não é um publieditorial. Recebi esse livro da editora Intrínseca para que eu pudesse dar minha opinião real e sincera sobre ele, como faço em todas as minhas resenhas. Nunca indico aqui o que eu não gosto, ok?


Já me acompanha por aí?
YoutubeBloglovin | Instagram | Twitter | Goodreads | Pinterest
    

Comente com o Facebook:

Comente

Postar um comentário

© Where The Light Is - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo